Semana Dos Alimentos Orgânicos

Contou com a presença de João José de Mattos, prefeito municipal de Praia Grande; Eduardo Ribas representante do Ministério da Agricultura e o palestrante, Eng. Agrônomo João Volkmam.

c)Visita de Consumidores há duas propriedades agroecológicas na região e a COOPET - Cooperativa de

Do dia 23 até o dia 30 de junho, aconteceu  a Campanha Nacional da “Semana dos Alimentos Orgânicos” um Programa do Governo Federal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; MMA - Ministério do Meio Ambiente; MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com o apoio da ABRAS -Associação Brasileira de Supermercados; Banco do Brasil e WWF. “Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.),

conservando-os em longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos”. A ACEVAM - realizou várias atividades na Semana dos Alimentos Orgânicos:

a) Palestras para 950 alunos e professores do ensino fundamental e do ensino médio em escolas municipais e estaduais dos municípios de Praia

Grande, São João do Sul e Jacinto Machado, falando sobre agricultura orgânica, consumo responsável e meio ambiente. Ao longo de seus doze anos de existência, disseminar esta proposta de agricultura sempre foi um fator importante para a ACEVAM poder falar e mostrar o seu trabalho para alunos de todas as idades.

b) Encontro Regional de Arroz Orgânico – ocorreu no dia 29 de junho com a presença de 51 participantes (a maioria agricultores e agricultoras) no qual, foram apresentados relatos de alguns agricultores e suas experiências de produção orgânica de arroz irrigado, safra 2005 / 2006, desenvolvidas em Praia Grande e São João do Sul.

Consumidores de Três Cachoeiras.

O projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal de Praia Grande com apoio do CPOrg/SC – Comissão de Produção Orgânica de Santa Catarina.

 

                                                                                                                     Silvana Ferrigo

 

Associação dos Colonos Ecologistas do Vale Mampituba